Mas afinal, oque é Google Analytics?

Mas afinal, oque é Google Analytics?

Você em algum momento da sua vida já deve ter ouvido falar sobre Google Analytics, e deve está se perguntando, “Mas o que é isso?🤔". Bom aqui vai uma notícia nada boa para você, você está perdendo diversas oportunidades de negócios no mundo online por não entender a audiência do seu site.

O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog.

O objetivo principal do Google Analytics não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções deste site. Isso parece interessante, não?

É com base nas informações coletadas através do Google Analytics que podemos analisar se os visitantes de um determinado site estão tendo o comportamento esperado como resposta a uma determinadas campanha de marketing online fazendo exatamente o que esperávamos no projeto inicial, e se não, o que pode ser feito para corrigir o problema.

O monitoramento de tráfego é uma das principais funções de qualquer atividade online e indispensável para a gestão de negócios neste segmento, e Google Analytics, ou GA como também é conhecido, é a ferramenta padrão do mercado.

Google Analytics no marketing digital

Um outro uso para o Google Analytics é no monitoramento de campanhas de marketing digital. A grande vantagem do marketing online sobre o marketing convencional é o fato de podermos mensurar exatamente o resultado da campanha e determinar através do ROI – Return of Investment , qual foi o retorno que aquela campanha trouxe em termos de faturamento ou qualquer outro critério de conversão que seja estabelecido, como preenchimento de formulários de pedido de informações ou newsletters.

Uma campanha de marketing digital sem monitoramento, não faz o mínimo sentido, já que sem ele não podemos mensurar seus resultados e avaliar sua eficácia.

Google Analytics no E-Commerce

Para o comércio eletrônico, o Google Analytics funciona como um verdadeiro termômetro de resultados. Através das informações que ele proporciona é possível analisar o desempenho de vendas de cada produto em uma loja virtual.

Mais do que isso, é possível saber que tipo de ação de marketing digital está proporcionando o melhor resultado e também o valor desse retorno, nos dando subsídios para decidir quais são os canais de maior potencial de conversão.

Administrar um e-commerce sem o Google Analytics e domínio das técnicas de operação da ferramenta e interpretação dos dados é como navegar em alto mar sem uma bússola ou GPS.

Como costuma dizer Avinash Kaushik, o guru do Google Analytics e  seu principal evangelista, “um site sem uma ferramenta de monitoramento de tráfego deve ser considerado um crime contra a humanidade”.

Google Analytics não é bola de cristal

O Google Analytics não aponta para você onde está o problema. Ele fornece uma série de informações com base nas quais você poderá tirar suas conclusões através da interpretação dos gráficos e tabelas gerados. É o que chamamos de Web Análise na versão abrasileirada.

Através da web análise e do domínio das ferramentas disponíveis que você poderá ter uma leitura clara de todas as informações referentes a números e comportamento dos usuários de qualquer tipo de site, seja ele de conteúdo ou comércio eletrônico.

 

Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado e vejo vocês na próxima novidade. Para garantir que você não vai perder, se inscreve logo abaixo para poder recebeber as novidades em primeira mão. 💙

Quer ser o primeiro a saber das Novidades?

Cadastra-se e receba diretamente em primeira mão todas novidades.